
De maneira geral, quando você como indivíduo starta um processo de se conhecer melhor, seus gostos, o que te traz felicidade e o que te chateia, o tão famoso caminho do autoconhecimento, começam a surgir perguntas em sua cabeça sobre suas ações neste mundo.
O consumo consciente, como conversamos um pouquinho no tema sustentabilidade, é peça chave para atingirmos os objetivos ambientais de proteção e preservação do nosso planeta como um todo. Como assim?! Bom, tudo o que consumimos, desde a água da descarga do banheiro pela manhã, a pasta de dentes, a cafeteira, os alimentos, as roupas, os moveis, os eletrônicos, os carros... TUDO, possui uma carga poluidora ao ser fabricado, e essa carga é “lançada” no planeta ao produzirem tudo isso pra nós! Vamos dar alguns exemplos: a água de sua descarga, ela foi captada em algum corpo hídrico disponível em sua cidade, um rio, é enviada a uma estação de tratamento de água, onde são feitos diversos processos físico-químicos para tornar esta água potável, ou seja atendendo a alguns padrões de qualidade estabelecidos em leis, após o tratamento a mesma é distribuída a população através da rede de abastecimento e chega as nossas casas. Quanto mais poluído, sujo for o rio em que a água é captada, maior o tempo e melhores precisam ser as tecnologias envolvidas no tratamento desta água.
O que polui os rios hoje? Diversos fatores, entre eles, os efluentes líquidos lançados pelos diversos segmentos industriais, os efluentes sanitários, esgoto, nosso mesmo, de nossas casas, e da população como um todo! Temos no Brasil diversas legislações que deveriam assegurar que toda essa poluição hídrica chegasse aos corpos hídricos, da forma menos impactante possível. As leis exigem das indústrias e municípios, padrões de qualidade para lançarem estes efluentes de forma a minimizar a carga poluidora que cada corpo hídrico recebe, mas de qualquer forma, já trata-se de água contaminada, por N itens, dependendo de cada ramo de atividade desenvolvida. E outro fator importante neste mecanismo, é que os órgãos ambientais não tem condição de fiscalizar tudo o que seria necessário, então muitas empresas não cumprem as leis, os municípios não possuem rede de tratamento de esgoto, apesar de nós pagarmos por isso em nossas contas de água. Assim o grande ciclo destrutivo de nossa mãe Terra é que o tempo todo, a cada segundo estamos doando a ela poluição, veneno!
Como cada um de nós pode mudar isso?? Repensando as atitudes na hora de consumir! Gerando menos resíduos de uma forma geral, usando marmitas de vidro no seu almoço, tendo uma garrafa ou copo para beber água no trabalho, usando canudos reutilizáveis, separando seu lixo para reciclagem, poupando água, e principalmente escolhendo muito bem as empresas das quais você vai adquirir tudo o que precisa, procurar ler sobre as ações ambientais daquela empresa. Muitas vezes, temos opções super “baratas” para consumir, mas será que aquela empresa desenvolve suas atividades de forma ambientalmente correta? Se informem, leiam, pesquisem! Existem grandes e renomados grupos que absolutamente não cumprem esse papel, e tão pouco se preocupam com a responsabilidade social, com eles mesmos, com os familiares deles, conosco e com o mundo! Isso está acontecendo todo dia, o tempo todo, em nossa cidade, no nosso bairro, não é algo apenas a nível mundial, dos grandes centros.
O consumo exacerbado trouxe junto com ele a ganância, que faz com que os homens visem apenas o ganho de dinheiro mais e mais a cada dia, e acham que investimentos em meio ambiente é um grande desperdício de dinheiro! Quando não houverem mais árvores, animais, rios limpos, descobriremos que não se come dinheiro.
“A natureza pode suprir todas as necessidades do homem, exceto sua ganância.” Mahatma Gandhi
Falaremos mais detalhadamente sobre cada pequena ação nossa que pode ir sendo modificada para contribuirmos para a preservação de nossa única casa. Vamos tentar inspirar vocês a serem mais sustentáveis, mais felizes e viver em harmonia com Gaia!